10.9.08

Marketing versus Jornalismo

Oiiii galera.

Achei este assunto interessante.

Marketing versus Jornalismo
Jornalismo Esportivo

No mundo real, não adianta tentar vender uma Ferrari colocando cartazes em pontos de ônibus. Para gerar negócios, um pequeno texto inteligente, com a intenção de promover desejo ao leitor, pode ser até interpretado como um favor. Afinal, está aproximando o comprador de seu objeto de desejo, no auge de seu entusiasmo. A diferença de valor da informação jornalística pode ser facilmente identificada, afinal, notícia é notícia, mas o Marketing e sua informação peculiar são maiores.
Essa informação é fundamental para avaliar a credibilidade da notícia e das ações publicadas. Mesmo o mais crítico e honesto jornalista pode ter uma opinião deturpada sobre a atuação do marketing nos meios de comunicação.
O público alvo é sempre atingido com mensagens, muitas vezes subliminares, e pode complementar ou substituir através de seus desejos e necessidades básicas, o trabalho desses profissionais de Jornalismo e Marketing que atuam no mercado.
Nos dias de hoje, o jornalismo Esportivo é na verdade um Jornalismo de variedades, amenidades, cujo tema não é esporte em si, mas no jornalismo factual, é informação sobre esportes, existe propaganda sobre o esporte, publicidade de marcas e logos, propagandas ideológicas sobre as relações de poder mercadológicas. Sensacionalismo e merchandising.
O profissional do Jornalismo esportivo precisa de uma formação teórica e prática dos negócios do esporte. Só assim ele amplia a sua visão crítica e criativa sobre a produção jornalística e as estratégias de marketing. Ao mesmo tempo, compreender a dinâmica do mercado, ele ganha ferramentas adequadas para geração de oportunidades a atletas, clubes, instituições esportivas, patrocinadores e mídia.
Mesmo em assuntos de Jornalismo Esportivo devemos levar em consideração as influências, como no caso de uma partida de futebol, a objetividade é quase inatingível. Afinal, não há como ignorar que 99% dos jornalistas esportivos torcem por uma determinada equipe, e seria ingenuidade acreditar que, ao vestirem a armadura de jornalistas, eles se desfaçam de suas paixões pessoais e consigam comentar uma partida de sua equipe apenas com os dedos que batem nas teclas da máquina de escrever ou computadores e não com o coração, feliz ou amargurado do torcedor vencedor ou vencido.
O esporte, uma das maiores paixões do povo, indiferente da modalidade, é um veículo de conhecimento dinâmico e expressivo que demonstra um crescimento e interesses constantes por toda a sociedade. A época romântica em que os atletas jogavam única e exclusivamente por amor ao esporte ficou para trás. Eles não podiam encarar o esporte como uma carreira que, por si só, garantisse o sustento digno de sua família.
Hoje, o atleta de destaque não dá um passo sequer sem consultar seu empresário, já que seu patrimônio maior é a sua imagem pessoal. Palavras, visual e gestos são cuidadosamente ensaiados para passar uma imagem positiva à opinião pública, o que passa a ser comercialmente interessante.
A esta altura, parece inegável que a mídia foi a grande responsável pela popularização do esporte, expandindo o interesse pelas diversas modalidades esportiva, que antes restringiam-se aos aficionados. A mídia passou a entender melhor aos interesses de seus dois públicos: Os consumidores do esporte e o mercado anunciante (patrocinador dos eventos). Nessa guerra de Marketing versus jornalismo, não é segredo que o esporte atinge audiências inigualáveis.

By Anderson Silva

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