9.6.08

Manipulação até pra gente grande!

O Aprendiz com Roberto Justus é um programa da rede Record de televisão, com dezesseis candidatos, divididos entre oito mulheres e oito homens. Eles concorrem a uma única vaga de sociedade com Roberto Justus, um dos maiores publicitários do Brasil. O vencedor terá seu projeto colocado em pratíca com toda extrutura e ação financeira das empresas do grupo de Justus.
O programa é definitivamente envolvido pelo marketing, mostrando passo a passo as técnicas de comunicação e como a propaganda que os candidatos fazem o tempo todo para vender algum produto. Eles executam merchandising para divulgar o produto escolhido pela produção do programa, que obviamente está bancando o mesmo, e tem a divulgação neste espaço, com o aval de Roberto Justus, assim esses produtos e serviços estão sendo explorados para os comercias da rede no horário.
O reality show do mundo dos negócios, prende a atenção dos telespectadores por vários motivos, um deles é o formato inovador. O público passa a ver um programa autêntico, verdadeiro e real, afinal para se alcançar o objetivo é preciso destas peças fundamentais: Quero vender um produto, por mais que esse produto seja novo no mercado, o que importa é quem está criando o produto, que marca está por traz dele e para quem é esse produto.
Outro detalhe que que atraí a atenção do público é a competição individual. Desta etapa surge a preferência, a simpátia pelo candidato, a escolha do melhor, do mais inteligente. As rivalidades das equipes e as disputas deixam o programa mais interessante e intrigante, além da grande curiosidade de quem vai ganhar o programa e ser o sócio do mega publicitário Roberto Justus.
O Aprendiz é um programa elitizado e muita gente considera-o como um caminho para a vida profissional de sucesso. Exemplos são explícitos no programa de como se comportar em público, como se vestir, como diálogar com as pessoas, como agir no mercado de trabalho, como participar de reuniões e principalmente como trabalhar em equipe.
O reality show é cercado de patrocinadores, que investem no programa. Os participantes ficam hospedados no luxuoso hotel da zona sul de São Paulo, o famoso Hilton, isso passa aos executivos de sucesso e aos que querem conforto, que você deve se hospedar no Hilton, onde seguranmente encontrará conforto, segurança uma gastronomia excelente e também poderá encontrar os famosos deste reality show além da figura de Roberto Justus, sim porque ele mesmo afirma que se hospeda lá, apesar de sabermos que ele mora numa luxuosa casa em São Paulo.
A realização das provas, têm a marca e toda sua linha de produção mostrada no programa, seja fabricas, seja produtas ou serviços. Fazem questão de mostrar que eles executam e vendem os produtos com credibilidade no mercado. As mesmas provas ou tarefas do programa, são bem estampadas, isso quer dizer que é uma troca. A produção realiza o programa e as marcas ganham em propaganda.
Quando alguma equipe atinge sua meta, o prêmio é recompensado com excelentes viagens para pousadas, hotéis no Brasil ou no exterior, sem falar que o próprio Roberto Justus, recomenda esses serviços. As vezes isso é exagerado como no caso do apresentador comemorar com a equipe, brindando com a cerveja Nova Schin. Ou seja o telespectadores é induzido ou influenciado para que quando estiver em um momento de prazer ou diversão, se baseando no programa, ele irá com certeza, lembrar do Roberto Justus tomando uma Nova Schin, e certamente irá comprar o mesmo produto com a mesma satisfação.
O marketing do O Aprendiz, é tão forte que as propagandas o deixam cada vez mais próximo do programa. O telespectador pode mandar uma mensagem de SMS e ouvir uma mensagem do próprio Roberto Justus dando dicas de trabalho, ou do seu próprio celular, você pode conversar com o participante demitido do programa.
Todo esse envolvimento, a principalmente as imagens e frases que ficam aparecendo das marcas mostradas no programa influenciam para a desição do telespectador a participar sem perceber do modelo comportamental de consumo introduzido neste programa, O Aprendiz 5 de Roberto Justus.

Um comentário:

  1. Pois eu vejo O Aprendiz como um programa bem produzido, com um formato legal, mas cujo mote é explorar as fraquezas humanas, torturar as pessoas na clássica linha panis et circensis, só que com um único leão, o próprio Justus. Tão relevante quanto as crueldades de No Limite, alguém lembra?

    Anderson Silva, o Ander mesmo? Se for, oi, Paloma.

    ResponderExcluir

Refrigere nossas ideias! Deixe seu comentário.